Imprimir

O CAR

O Círculo de Arte e Recreio é uma associação sem fins lucrativos e de utilidade pública, medalha de prata de mérito associativo da Câmara Municipal de Guimarães, que tem como objecto social a actividade cultural, recreativa e desportiva. Dirigida por jovens voluntários, foi fundada no dia 15 de Novembro de 1939, sob a designação de “Grupo Musical Ritmo Louco”.

A vida desta associação tem uma assinalável memória cultural, desportiva, humana e de cidadania.

Na área cultural, destaque para o papel desempenhado desde há cerca de 40 anos pelo Teatro de Ensaio Raul Brandão, pela Escola de Música Professor José Neves (fundada também há cerca de 40 anos), pelos Festivais de Gil Vicente – Festivais de Teatro organizados em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães e que constituem uma mostra de teatro de prestígio nacional – bem como o trabalho das secções de coleccionismo, de fotografia e de multimédia.

Na área desportiva, a instituição tem aliado ao longo da história a conquista de taças e medalhas em várias modalidades (atletismo, voleibol, andebol, basquetebol e xadrez) a uma política de colocação das infra-estruturas desportivas ao serviço da comunidade, designadamente, ao serviço da formação e ocupação dos tempos livres dos mais jovens.

Na área do ensino e da formação, são bastantes os jovens, das mais variadas idades, que ao longo dos anos, têm participado nos cursos de formação profissional que têm sido leccionados na sede da instituição.

È orientada por uma política de abertura à comunidade, de apoio a cidadãos e a instituições através do estabelecimento de parcerias e de assunção do papel nuclear do associativismo a nível da formação global dos cidadãos e particularmente dos mais jovens.

Ao longo destes anos, o Circulo de Arte e Recreio (CAR) tem-se afirmado como uma associação inter geracional, com diversidade de actividades, um forte sentido de intervenção comunitária onde participam e convivem pessoas dos diferentes sectores profissionais e sociais e pela criação de espaços de oportunidade para o associativismo jovem, sendo uma espécie de “incubadora” de associações juvenis, culturais e desportivas. No CAR nasceram as duas tunas da Associação Académica da Universidade do Minho e é um espaço de encontro e lazer preferencial dos estudantes “Erasmus” em Guimarães. Foi importante na formação de clubes e secções de xadrez na cidade de Guimarães, tendo desempenhado um papel reconhecido na divulgação e fomento da modalidade no concelho.

 

 

 

Subscreva a nossa newsletter e receba toda a informação da Agenda Cultural do CAR.